Parte 5 – Qual é o melhor azeite então e como compra-lo?


Essa é uma ótima pergunta e nos fazem o tempo todo! E, geralmente, as pessoas com as quais conversamos não gostam da resposta: Não existe “O Melhor Azeite de Oliva Extra Virgem do Mundo”, existe o que você mais gosta e os que são melhores produzidos e frescos.


Para achar o “melhor azeite” para você no mercado, o ideal é focar na data de fabricação dele (se ele é novo) mais do que no preço, já que, ao contrário do vinho, o azeite não envelhece nada bem.


É importante ainda ter em conta que até o azeite de oliva mais premiado, eventualmente, ficará velho e ruim, apresentando um sabor rançoso. Isso acontece porque, quando exposto ao ar (mesmo dentro da garrafa lacrada o oxigênio está lá, acredite!) acontecem reações químicas que fazem com que os ácidos graxos se decomponham formando peróxidos, aldeídos e cetonas, que são responsáveis pelos sabores e odores desagradáveis, tipo giz de cera, ou doce de leite velho.

Com o tempo o teor de antioxidantes também vai diminuir, já que eles serão usados pelo próprio óleo para combater seu envelhecimento, com o fim de retardar um pouco essa oxidação podemos usar garrafas de vidro escuros ou latas, bem vedadas e longe do calor das janelas ou fornos e fogões: “Manter em local fresco e escuro”.

"O melhor azeite é o que está mais perto"

Além disso, antes de comprar um azeite de oliva, para garantir que você está levando pra casa o produto mais fresco, verifique a data da colheita, quando houver, ou da fabricação e dê preferência aos produtores localizados geograficamente mais próximos do local onde está adquirindo o produto, além de preferir produtos que foram produzidos E envasados no mesmo local ou país de origem, diminuindo a possibilidade de fraudes.

O consumo deve ser feito no menor espaço de tempo possível, até 6 meses seria o ideal, assim você mantém a oxidação no nível mínimo, ou seja: NADA de ficar economizando aquele “azeite incrível que paguei uma nota na minha última viagem ao exterior” só para ocasiões especiais ou quando você for usá-lo corre o risco dele ter virado o pior dos seus pesadelos!

#omelhorazeitedomundo #melhorazeite

76 visualizações

Assine a nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades!

SIGA-NOS

  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram

© 2017  por Olivoteca. Todos os direitos reservados. Reprodução autorizada desde que citada a fonte