POR QUE O AZEITE DE OLIVA EXTRA VIRGEM É INCRÍVEL?


Usando com pão, ou harmonizando com os melhores pratos da gastronomia mundial, o azeite de oliva é incrível!

Mas como é possível algo tão gostoso ainda ser saudável? Qual a melhor maneira de usá-lo? Porque esse ingrediente tem um sabor tão peculiar?

Nessa série responderemos à essas e outras tantas perguntas que sabemos que você tem sobre o AZEITE DE OLIVA EXTRA VIRGEM.

Parte 1 – Um panorama geral

A maioria das azeitonas consumidas no mundo vêm da região do Mediterrâneo, onde as oliveiras crescem no clima seco e ensolarado e onde o azeite de oliva é considerado um dos principais ingredientes da dieta local.


Existem centenas de variedades de azeitonas no mundo, basicamente todas poderiam ser usadas para fazer azeite, embora o ideal sejam as variedades que possuem o maior teor de óleo em seu interior, por razões óbvias!

As azeitonas mudam de cor e aumentam seu teor de óleo à medida que amadurecem, mas o óleo com as melhores concentrações de polifenóis e vitaminas estão nas azeitonas mais verdes.

*** Todas as azeitonas pretas já foram verdes! ***

O azeite é feito esmagando as azeitonas, com caroço e tudo, até formar uma pasta que é então batida para permitir que as pequenas gotículas de óleo presentes na pasta se combinem formando gotas maiores.

Depois disso o óleo é separado da polpa e da água através, na grande maioria das vezes, da centrifugação.

VOCÊ SABIA QUE: São necessárias mais de 1.000 azeitonas para fazer apenas 1 litro de azeite de alta qualidade?


Óleos de qualidade inferior podem ser extraídos usando solventes químicos, mas os melhores azeites são aqueles extraídos EXCLUSIVAMENTE por processos mecânicos. Esse é o chamado AZEITE DE OLIVAS VIRGEM.

Já para que esse azeite seja ainda melhor classificado e participe do rol dos EXTRA VIRGENS, um azeite deve cumprir alguns requisitos a mais e passar por normas rigorosas de sabor, ou seja, não ter defeitos de sabor causados por oxidação, fermentação ou outras razões, e nem de aromas como ranço ou avinagrado.

Por isso o EXTRA VIRGEM é o azeite mais saboroso, e também o mais caro!!!


0 visualização

Assine a nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades!

SIGA-NOS

  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram

© 2017  por Olivoteca. Todos os direitos reservados. Reprodução autorizada desde que citada a fonte