I Dia de Campo Olivoteca com o Prof. Faustino Berbel


Olivicultura brasileira chama a atenção de profissionais do exterior.

Aconteceu no último sábado, dia 23 de setembro, o I Dia de Campo Olivoteca no município de Encruzilhada do Sul, no Rio Grande do Sul promovido pela Olivoteca com a colaboração da Prefeitura Municipal. Reunindo mais de 30 produtores de 6 municípios do Estado, o dia contou com uma programação voltada exclusivamente para o tema poda e nutrição de um pomar de oliveiras, com exposição teórica pela manhã nas instalações cedidas pelo Sindicato Rural da cidade ministradas pelo Prof. Faustino Corral Berbel, seguido de almoço no restaurante Mistral, que serviu cordeiro assado aos participantes que, após o mesmo seguiram para visita técnica e poda prática nas Fazendas São Jorge e Cancela Verde Agropecuária, ambas em Encruzilhada.

Faustino é agrônomo e professor de poda e nutrição na Universidade de Córdoba, na Espanha, além de sócio na empresa de assessoria agrícola Corbel, juntamente com seu pai, seu homônimo, que desde a infância sempre trabalhou e cuidou de olivais no país ibérico. Ambos acabam de dar um passo ousado em suas carreiras, venderam um olival em plena produção de 30 hectares em Úbeda para plantar um olival próprio de 100 hectares na região de Toledo, onde é bastante frio e com um clima ainda mais árido. Seu olival possui 20.000 pés plantados em um marco de 6x5 e conta com irrigação e fertirrigação controlada via aplicativo de celular, tecnologia que ele acredita que será um passo muito próximo para a olivicultura brasileira, dada a necessidade de controle muito minucioso da nutrição do olival no país uma vez que seu solo possui características tão difíceis de trabalhar.

O único fato que lhe causou estranheza, foi a quantidade de calcário que se tem recomendado aplicar na preparação dos solos no Brasil na maioria das áreas. Para ele, a grande quantidade e a impossibilidade de se fazer uma mistura homogênea da mesma pode trazer graves problemas nutricionais às oliveiras nacionais, embora seja prática comum no manejo de solos no Brasil conforme manuais e profissionais capacitados. Vale observar sua colocação!

Faustino conheceu ainda, na companhia de Paula Becker, um pomar em Cachoeira do Sul e as instalações da empresa Tecnoplanta em Barra do Ribeiro, RS, a qual ficou impressionado com a tecnologia e cuidado que possuem com seus produtos. “Poucos viveiros na Espanha possuem instalações como esta, se todas as demais forem assim um grande passo já foi dado para uma olivicultura de qualidade no Brasil” comentou o espanhol.

A Olivoteca estará no próximo mês de outubro na FarmShow de Dom Pedrito onde Glenda Haas e Paula Becker farão uma palestra sobre olivicultura e workshop de degustação de azeites seguido de almoço. Para saber mais sobre o evento CLIQUE AQUI.

#olivoteca #tecnoplanta #olivicultura #oliveiras #cursoolivicultura #corbel

82 visualizações

Assine a nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades!

SIGA-NOS

  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram

© 2017  por Olivoteca. Todos os direitos reservados. Reprodução autorizada desde que citada a fonte