Olivoteca marca presença em Encruzilhada do Sul.


No último dia 12 de julho a Olivoteca participou da Semana do Município de Encruzilhada do Sul, no Rio Grande do Sul e conta aqui como foi.

A olivicultura brasileira segue crescendo e se desenvolvendo de forma rápida e muito satisfatória em diversos municípios da região Sul e Sudeste do país, mas alguns municípios têm se destacado no desenvolvimento dessa cultura seja por seu clima ou solo propícios para isso, é o caso de Encruzilhada do Sul, cidade localizada no Vale do Rio Pardo, na Serra do Sudeste do estado, a aproximadamente 170 km da capital, Porto Alegre.


A cidade gaúcha completa 168 anos no dia 19 de julho de 1849 e, em comemoração à essa data tão importante, a Prefeitura do Município promove dos dias 12 a 19 de julho a Semana do Município que conta com feira de negócios, eventos, jantares, palestras e apresentações de artistas locais e a Olivoteca teve a honra participar dessas comemorações realizando uma palestra sobre Olivicultura e Azeites de Oliva Extravirgens no último dia 12 no Clube do Comércio, no centro da cidade.

Com a presença ilustre do Exmo. Prefeito da cidade, Sr. Artigas Silveira, juntamente com o seu vice Álvaro Rodrigues e o Secretário de Agricultura Jorge Cardoso, a Olivoteca, na figura de seus cofundadores João Motta, degustador profissional de azeites e Paula Becker, produtora na região e especialista em poda da oliveira, apresentou a um público de mais de 50 pessoas, muito interessados no desenvolvimento da cultura e seus produtos um panorama geral do cultivo, extração e degustação de oliveiras e azeites de oliva extra virgens.

Em uma apresentação com diversas imagens e relatos de sua experiência pessoal de implantação de um pomar de 57 hectares de oliveiras em sua propriedade, a Fazenda São Jorge, localizada no município, que durante muitos anos cultivou acácia, Paula Becker contou as dificuldades que teve para o preparo de sua terra, fato que deve ser observado por aspirantes da região, uma vez que muitos agricultores locais implantaram no passado essa mesma cultura em suas fazendas, o que aumenta significativamente o valor pela necessidade de se fazer a “destoca” dos tocos remanescentes da cultura passada, além da incorporação de altos volumes de calcário. Mostrou também um panorama da cultura no Estado e no país, bem como alguns dados básicos de plantio, poda e tratamentos necessários a modo geral.


Já João Motta, apresentou imagens de diversos tipos de colheita da azeitona, feitos ao redor do mundo, suas vantagens e desvantagens, e apresentou rapidamente a forma de extração do azeite de oliva extra virgem. O degustador profissional de azeites finalizou sua apresentação explicando basicamente como é feita a degustação do produto, os tipos de azeite existentes no mercado e os atributos positivos e negativos encontrados no mesmo. Ao final da palestra os participantes forma convidados a degustar, guiados pelo profissional, os azeites das marcas apoiadoras Verde Louro e Prosperato, produzidos no Rio Grande do Sul e que foram premiados em diversos concursos internacionais no ano de 2017.

Foi uma tarde muito interessante onde foi possível promover a troca de conhecimentos e experiências de diversos produtores, agrônomos, técnicos e outros interessados que compareceram ao local. Durante o evento, em uma conta não oficial, foi possível chegar à conclusão de que existem, somente no município de Encruzilhada do Sul, 14 produtores de oliveiras, alguns com pomares já em produção, e esse número deve crescer rapidamente já que o município é, reconhecidamente, muito propicio para o desenvolvimento da cultura e existem diversos interessados em fazendas para criação de pomares para o ano de 2018. Por essa, e outras razões, alguns dos presentes demonstraram o interesse em formar um grupo de discussões e encontros sobre o tema com os produtores da cidade, intenção essa que foi apoiada pelo Prefeito, seu vice e Secretários que estavam no local.

Para saber das próximas palestras da Olivoteca inscreva-se em nossa newsletter e acompanhe nossas redes sociais!

#azeitesverdelouro #prosperato #produçãoazeite #azeite #olivoteca #EncruzilhadadoSul

128 visualizações

Assine a nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades!

SIGA-NOS

  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram

© 2017  por Olivoteca. Todos os direitos reservados. Reprodução autorizada desde que citada a fonte