Olivoteca promove seu primeiro curso internacional



Brasileiros aprenderam sobre olivicultura e azeite em Portugal numa parceria entre a Olivoteca e o Instituto Politécnico de Bragança.

Durante 12 dias, produtores, agrônomos e profissionais da área de olivicultura do Rio Grande do Sul e Minas Gerais participaram, em Portugal, do Curso Avançado de Olivicultura e Azeite. Criado em conjunto pelo Instituto Politécnico de Bragança e a Olivoteca, o programa foi especialmente desenvolvido para o público brasileiro.

Os alunos tiveram contato com produtores locais, conheceram técnicas de manejo de pomares, aprenderam sobre diversas pragas e formas de combatê-las. Além disso, participaram de uma vasta experimentação sensorial de azeites com os alguns dos melhores profissionais e professores da área em Portugal.

Essa vivência única proporcionou a todos os participantes ótimos contatos, bem como muitos dados e informações de alta qualidade para aplicação em seus pomares no país de origem.

OS OBJETIVOS DO CURSO

Com o Curso Avançado de Olivicultura e Azeite, a Olivoteca e o IPB buscaram assegurar que os inscritos conhecessem a importância do setor oleícola e as exigências agroclimáticas da oliveira, além de ensinar as técnicas de multiplicação utilizadas e as características dos principais cultivares.

Os alunos tiveram a oportunidade de aprender sobre os procedimentos para a instalação e condução de um olival, no que diz respeito a sistemas de condução e poda, gestão da água e da fertilidade, e identificação e proteção contra pragas, doenças e infestantes.

Todos puderem conhecer melhor os métodos de colheita de azeitona e suas condições de transporte. Também estudaram as ferramentas necessárias para determinar o momento de colheita, puderam compreender a composição química do azeite e os fatores que a afetam, além de entender melhor os parâmetros de qualidade do azeite

ESTRUTURA DE QUALIDADE

O curso foi realizado de 24 de abril a 5 de maio, com 70 horas/aulas divididas entre aulas teóricas nas dependências do IPB, e visitas técnicas a lagares e pomares locais. No último dia, o grupo participou do 4º Congresso Nacional do Azeite, realizado na cidade de Valpaços, também no norte do país.

Com um programa bastante completo, o curso contemplou temas como a panorâmica da olivicultura a nível internacional, poda, fertilização, irrigação, manutenção da superfície do solo e proteção fitossanitária do olival além de aulas diárias de análise sensorial entre outros.

Muito bem avaliado pelos participantes, na opinião de Fernanda Bastos, por exemplo, "O IPB é uma instituição de ensino que merece reconhecimento por suas instalações e qualidade em pesquisas. Professores muito qualificados, claro que sempre alguns se destacam, e isso faz parte do processo de aprendizagem e didática. Tivemos a oportunidade de ter como professor o Pavão*, e isso é uma experiência singular."

"Pavão", a quem se refere a aluna, é Francisco Pavão, professor com Pós-graduação em Olivicultura e Tecnologia do Azeite, olivicultor e responsável pelo lagar Casa de Santo Amaro e azeite que leva o mesmo nome. Junto com ele também estavam os professores José Alberto Pereira, Antonio Castro Ribeiro, Nuno Rodrigues, entre outros.

A VIAGEM

Mas nem só de aula viveram os alunos que participaram do curso, passeios e vistas incríveis, desfrutar da gastronomia Trasmontana, dos bons vinhos da região do Douro além da oportunidade de contato e troca de ideias e experiencies entre os alunos foi muito proveitosa.

Professores e produtores locais abriram as portas de seus lagares e olivais para que o grupo pudesse conhecer e aprender com erros e acertos e, principalmente, com as experiências de séculos que o país possui na cultura e cultivo dessa árvore milenar.

A segunda edição do curso Curso Avançado de Olivicultura e Azeite está prevista para 2018.

A Olivoteca também programou e diversos cursos modulares em destinos nacionais e internacionais ainda para o ano de 2017.

Para ficar informado sobre isso e mais, assine nosso newsletter e fique atento às nossas redes sociais.

#cursos #ipb #aprendizado #conhecimento #cursoolivicultura #olivicultura #produçãoazeite

475 visualizações

Assine a nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades!

SIGA-NOS

  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram

© 2017  por Olivoteca. Todos os direitos reservados. Reprodução autorizada desde que citada a fonte